Educação audiovisual na reconstrução do Haiti

29/03/2010 13:12

Logomarca do Projeto

 Uma experiência interessante à qual fui apresentado recentemete é o trabalho desenvolvido pelo Ciné Institute com jovens moradores do Haiti. O trabalho dessa organização ganhou mais destaque por causa dos vídeos produzidos pelos grupos envolvidos na formação audiovisual, tratando do terremoto de Janeiro de 2010, suas consequências e a reconstrução do país.

O Ciné Institute possui diferentes programas de formação para os jovens do país. O Ciné Lekòl, voltado para a produção de ficção, documentário e publicidade; o Ciné Services, que é um centro de produção para filmes escolares; e o Ciné Klas, que são sessões diárias de filmes educacionais organizadas em parceria com o sistema de educação pública do país e, por fim, o Ciné Club, com a exibição semanal pública de filmes de vários lugares do mundo.

O Ciné Institute define como sua missão utilizar o poder do cinema, aliado a um programa educacional voltado para a produção de filmes e também para a mobilização de recursos para a realização. Buscam o entretenimento, a educação e o empoderamento dos jovens haitianos na criação de um movimento para o desenvolvimento de uma indústria cinematográfica local e um incremento da produção artísticas, criação de empregos, estímulo à economia regional em busca de soluções de sustentabilidade a longo prazo.

vale a pena ver os vídeos do Ciné Institute no Vimeo.

Voltar