Humanize! Bandeira do Canal Futura para os tempos de cólera

10/12/2010 12:33

Não é de hoje que o Canal Futura tem um posicionamento claro de promoção da cultura de paz. O canal já fez mais de uma campnha de enfrentamento à violência. Em muitos casos a violência está naturalizada, a tal ponto que é, por exemplo, preciso explicar às pessoas a importância de leis como a "Maria da Penha".

Nesse ano de 2010 retomamos a preocupação com a convivência pacífica num clima de tolerância. O segundo semestre foi realmente rico em exemplos nada agradáveis de intolerância e de uma certa intranquilidade na discussão de temas como o aborto, a orientação sexual, as diferenças étnicas e religiosas.

O Brasil segue tornando-se cada vez mais rico. Nós, os brasileiros, estamos experimentando a possibilidade de endividamento, o acesso ao mercado dos bens de consumo e, como dizia meu velho e sábio pai: "dinheiro na mão é vendaval, dinehiro sozinho é coisa do mal".

Isso significa que junto com o enriquecimento da população, nosso próprio enriquecimento, temos de ser capazes de trazer também a educação, a cultura, o respeito mútuo, a cidadania... E uma série de outras coisas que - estas sim - vão fazer a diferença. Sem esse conjunto de fatores as coisas podem até dar errado no nosso futuro.

Expressei-me de um modo bastante pessoal, mas esse sentimento traduz bem nossa campanha de final de ano aqui no Futura: Humanize!

Humanize é uma bandeira que o Futura levanta, propagando a tolerância, a paz, a convivência, em tempos de cólera. Tornar-se mais humano e, ao mesmo tampo, humanizar a todos e a tudo que está ao redor de cada um de nós.

A partir de uma música composta especialmente por Marcelo Yuka, que prega o "amor como inteligência social", foi realizado um happening no  Santa Marta, no Rio de Janeiro, para a gravação de um clipe musical. Nesse evento, utilizamos tecnologia de videomapping, grafite virtual, agigantamento de imagens, com projeções feitas pro jovens locais nas fachadas das casas.

Além da equipe e dos técnicos, a população foi convidada a participar desse momento de encontro e expressão criadora. Foi uma experiência única, que vai ficar na mente e no coração de todos os envolvidos.

Veja e divulgue.

A partir do dia 20 de Dezembro a camapanha estará no ar no Canal Futura.

Visualfarm | Santa Marta from Musique on Vimeo.

Voltar